sexta-feira, 29 de outubro de 2010

6º CONAFISIO

O maior evento acadêmico da Fisioterapia da Região Norte e Nordeste ocorreu entre os dias 07 e 10 de Outubro de 2010, em sua 6ª edição. Confira as fotos de alunos e professores que participaram das programações :)
Fisioterapia UFPI reunida.
1ª Colocação : Premiação.
Comemoração.

Fisioterapia UFPI - diversos períodos.

2ª Colocação.

Orientador e Orientanda comemorando.

Apresentação de trabalho.

Apresentação de Trabalho.

Integração 3º e 8º período.

Vida Social :D

Professor e alunos 8º período.
3ª colocação. Apresentando.

Alunas Premiadas.

Prof. Diego, Acadêmica Renata (3ª colocação), Prof. Cristiano.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Clínica De Fisioterapia - UFPI

A Clínica Escola de Fisioterapia do Campus Ministro Reis Velloso, em consonância com o objetivo da Universidade Federal do Piauí dmelhor assistir seus alunos e servidores, bem como a população de Parnaíba, teve suas ações iniciadas no dia 3(três) de agosto de 2010, oferecendo atendimentos fisioterapêuticos gratuitos nas áreas de traumato-ortopedia, reumatologia, terapia manual, neurologia adulto e infantil, e cardiorrespiratória.

A Clínica, atualmente, assiste mais de 140 pacientes nas 4 áreas de atendimento de sua estrutura organizacional, a saber:

  1. Fisioterapia Traumato-Ortopédica, Reumatológica e Terapia Manual;

  2. Fisioterapia Neurológica Infantil;

  3. Fisioterapia Neurológica Adulto;

  4. Fisioterapia Cardio-angio-respiratória.


Atendimentos por área, em números:

ÁREA

QUANTIDADE DE PACIENTES

FAIXA ETÁRIA DOS PACIENTES

MÉDIA DE ATENDIMENTOS POR SEMANA

1

83

14 - 90 anos

220

2

12

3 meses - 9 anos

24

3

29

24 - 90 anos

87

4

18

6 meses – 90 anos

54

Os cerca de 390 atendimentos semanais são realizados no turno da manhã, no período de 7 às 12h, e no turno da tarde, de 13 às 18h, pelos 31 acadêmicos do oitavo período de Fisioterapia, supervisionados por 5 professores (1 para cada área) e pela fisioterapeuta desta IFES. As patologias atendidas na clínica são:

ÁREA

PATOLOGIAS

Traumato-ortopedia, reumatologia e terapia manual

Lombalgia, dorsalgia, cervicalgia, fibromialgia, fraturas, bursite, síndrome do impacto, luxação do ombro, epicondilites lateral e medial, síndrome do túnel do carpo, tenossinovite De Quervain, artrose de quadril, tendinite patelar, artrose de joelho, condromalácea patelar, lesão dos ligamentos cruzados anterior e posterior e colaterais medial e lateral, lesão meniscal, esporão de calcâneo, síndrome do túnel do tarso

Neurologia Infantil

Síndrome de West, Encefalopatia Crônica Infantil (paralisia cerebral), hidrocefalia, atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor (DNPM)

Neurologia Adulto

Acidente Vascular Encefálico (AVE), paralisia cerebral, lesão medular, hidrocefalia, poliomielite, Parkinson, neurotoxoplasmose, coréias, síndrome de Arnold Chiari

Cardiorrespiratória

Asma brônquica, apnéia obstrutiva do sono, pneumonia, DPOC, derrame pleural, cardiopatias, hipertensão.



Perna Robótica.


Empresa americana apresenta outro


protótipo de perna robótica

Modelo ‘eLegs’ é similar ao do médico japonês Eiichi Saito.
A Berkeley Bionics promete iniciar vendas em meados de 2011.

Do G1, com informações da AP

Amanda Boxtel foi vítima de acidente em 1992Amanda Boxtel foi vítima de acidente em 1992 (Foto: Paul Sakuma / AP)

Amanda Boxtel caminha utilizando um protótipo das eLegs, pernas robóticas que permitem a paraplégicos firmar-se em pé e andar. O “exoesqueleto” da Berkeley Bionics foi apresentado nesta quinta-feira (7) à imprensa, em São Francisco. Amanda perdeu os movimentos das pernas em um acidente enquanto esquiava, em 1992. A Berkeley Bionics promete lançar as eLegs em meados do ano que vem.

A proposta é similar à do médico japonês Eiichi Saito. Ele afirma que o primeiro par de pernas robóticas capaz de fazer pessoas paralisadas da cintura para baixo voltarem a andar deve ficar pronto em dezembro. A fase de testes do equipamento está sendo concluída. Com ele, deficientes físicos podem andar com as pernas mecânicas, controlando os movimentos por meio de botões. As pernas criadas por Saito têm seis motores: nos tornozelos, nos joelhos e na cintura. Depois que ele é acoplado ao corpo, o usuário pode escolher o tamanho da passada e a velocidade.

Berkeley Bionics afirma que 'exoesqueleto' estará pronto em meados de 2011Berkeley Bionics afirma que 'exoesqueleto' estará pronto em meados de 2011 (Foto: Paul sakuma / AP)
Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/10/empresa-americana-apresenta-outro-prototipo-de-perna-robotica.html