quarta-feira, 5 de maio de 2010

DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL


Conta-se que Mahatma Gandhi, ao ser perguntado se, depois da independência, a Índia perseguiria o estilo de vida britânico, teria respondido:

"...a Grã-Bretanha precisou de metade dos recursos do planeta para alcançar sua prosperidade; quantos planetas não seriam necessários para que um país como a Índia alcançasse o mesmo patamar?"

A sabedoria de Gandhi indicava que os modelos de desenvolvimento precisam mudar. Os estilos de vida das nações ricas e a economia mundial devem ser reestruturados para levar em consideração o meio ambiente.
A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.
FONTE: http://www.wwf.org.br/informacoes/questoes_ambientais/desenvolvimento_sustentavel/

FOTOS DA HORTA ORGÂNICA


Iniciando a produção.
Março de 2010

Como tudo começou...


Na comunidade Assentamento Cajueiro identificou-se como atividade capaz de gerar trabalho, renda e alimento, a produção orgânica de hortaliças, considerando os recursos naturais locais, a tradição agrícola das famílias e a demanda crescente por esses produtos. Para além da proposta de Geração de Alimento, Trabalho e Renda colocados pelo Projeto Terra Viva, é constitucional, como também está em destaque na Nova LDB (Lei de Diretrizes e Bases nº. 9.394/96), a oferta de oportunidade escolar à população de jovens e adultos situados fora da idade regular (idade própria). Por esta razão a Aliança MANDU defende a proposta da EJA Profissionalizante, para que a juventude do Assentamento Cajueiro seja conduzida ao permanente desenvolvimento de suas aptidões para a vida sócio-produtiva e sustentável.

Das ações da ALIANÇA MANDU, surge a FISIOTERAPIA SOLIDARIA. Um projeto de pesquisa e extensão do Campus Ministro Reis Velloso sob a coordenação dos professores da Fisioterapia, Psicologia e Biomedicina.


E contemplado com o Edital da UNISOL(UNIVERSIDADE SOLIDÁRIA).


Qual é nosso objetivo?Lá na comunidade do Assentamento Cajueiro trabalharmos com desenvolvimento sustentável e economia solidária; através da Horta de produtos orgânicos.Essa é nossa principal ação; mas dela teremos outras intervenções com os respectivos alunos dos 3 cursos.Mas nós viemos aqui para contar como os alunos do 2º; 3º e 6º período encararam essa empreitada e de que forma realizamos nossas intervenções.No decorrer de nosso "blog " cada um vai deixando seu depoimento, sua experiência e assim construiremos nossa história. Caminhemos...